Vídeos motivacionais para treinamento realmente funcionam?

vídeos-motivacionais-para-treinamento

Os vídeos motivacionais para treinamento são muito utilizados em capacitações presenciais. É muito comum ver atividades em sala com algum trecho de filme, propaganda ou viral para “motivar” e “engajar” os participantes. Trata-se de uma prática que visa trazer a reflexão, exemplificar ou motivar pessoas para a execução de uma determinada atividade e de alguma maneira conectar os participantes com o que está sendo falado.

Mas você já parou para pensar se esta pratica é realmente eficaz? Ela realmente conecta todos os alunos com o assunto? Qualquer tipo de vídeo de treinamento será necessariamente eficaz?

Então, aqui trataremos desta e várias outras reflexões importantes. Vamos lá?

Motivação para quê?

Afinal, motivar para quê? O que seria motivar alguém a fazer algo?

Essas perguntas são difíceis por si só. Mas antes de responder a estas perguntas para aplicar vídeos motivacionais para treinamento , temos que entender como funciona o processo de aprendizado de adultos.

A Andragogia e a Eutagogia são métodos de ensino de adultos com abordagens deferentes e aplicações distintas. E apesar de não detalharmos aqui essas duas abordagens, é importante entender que ambas têm uma mesma crença: o ensino de adultos não está diretamente relacionado apenas a motivação em si, mas sim ao significado que este determinado indivíduo absorveu no momento da aprendizagem.

Para exemplifica melhor, se coloque em uma situação em que você tem que aprender algo. Você vai se motivar a aprender algo somente se o formato desse treinamento foi estimulante e dinâmico ou o que irá realmente te motivar será entender a utilidade daquele conteúdo, aliado as vantagens e desvantagens de aplicar esse aprendizado no seu dia a dia?

A duas formas de motivação

A motivação pode ser atingida de duas maneiras: 1: natural e interna, ou ela é 2: mecânica, gerada por fatores externos. A primeira é um combustível interminável que existe dentro das pessoas por diversas razões. Ela pode gostar do que faz, ver sentido no que faz, ser boa no que faz e aquilo lhe propicia toda a motivação que ela precisa para seu trabalho e atividades diárias.

A segunda é o impulso para realizar alguma ação, é algo mecânico e externo. É aquela motivação que buscamos incutir em alguém por fatores externos. E aqui é que vídeos motivacionais para treinamento entram como um recurso de facilitação.

Banalização da motivação

O que ocorre é que o termo “treinamento motivacional” foi muito explorado nas últimas décadas. Esteve sempre aliado a uma forma clichê de dizer que uma determinada equipe precisaria estar “motivada” para executar uma tarefa ou atingir um determinado resultado.

É obvio que aliar uma técnica instrucional cativante, estimulante e criativa vai facilitar o aprendizado, mas se deve ter em mente que trabalhar o conteúdo, as vantagens, as reflexões sobre o conteúdo é sempre o mais importante.

Quando utilizamos vídeos motivacionais para treinamento, geralmente o que queremos está mais relacionado aos estímulos que queremos causar nos participantes do que necessariamente apenas a motivação em si. E é obvio que criar um treinamento estimulante aliado a um conteúdo devidamente estruturado, vai fazer com que a experiência como um todo seja facilitadora do aprendizado.

vídeos-motivacionais-para-treinamento

Vídeos Motivacionais para treinamento

Ao analisar o que já foi dito, é muito fácil concluir que utilizar vídeos motivacionais para treinamento somente será eficaz se o que precisa ser aprendido faça sentido ao participante. E para isto alguns cuidados devem ser tomados:

  • – Os vídeos motivacionais para treinamento devem ser relevantes e utilizados da forma correta. De nada adianta colocar um vídeo só para “estimular os participantes” se não vai acrescentar ao assunto.
  • – A exibição deve ocorrer no momento correto. O vídeo não surtirá efeito se você perder o timing e transmiti-lo em um momento que não faz sentido ou que vai atrapalhar a significação do aprendizado.
  • – Os vídeos motivacionais para treinamento não podem ser muito longos. É comprovado que vídeos acima de 5 minutos podem não ser tão efetivos quanto vídeos mais curtos. A cada minuto adicional a retenção diminui gradativamente.
  • – A parte técnica para exibição do vídeo deve estar impecável, vídeos motivacionais para treinamento em que não se é possível enxergar direito, com áudio comprometido ou de volume errado, entre outros problemas técnicos com certeza estragam a experiência.
  • – Não explique o vídeo. Algo muito comum quando se utiliza um vídeo motivacional para treinamento é o facilitador explicar o vídeo antes ou depois de exibi-lo. Pense comigo, se você precisa explicar o vídeo e a razão da exibição, qual é o sentido de usar ele no treinamento? O vídeo deve ser autoexplicativo, pois sua significação será individual. Mencionar o vídeo somente é necessário quando você necessita exemplificar algo do conteúdo utilizando o vídeo como referência, nunca se justificando ou explicando a exibição dele.
  • – Utilizar trechos de filmes pode ser algo muito perigoso. Se você é um filmólatra de carteirinha, muito provavelmente você pode ser uma vítima deste mal. Os vídeos motivacionais para treinamento que utilizam trechos de filmes como base podem ser muito perigosos, pois geralmente esses trechos podem não fazer sentido se a pessoa não assistiu o filme inteiro, mesmo que você tenha tido todo o cuidado de editar com começo meio e fim. Boa parte dos participantes não entenderão onde você quer chegar pois ao contrário de você não tiveram a oportunidade de se conectar com os personagens.

Nunca torne a experiência com vídeos motivacionais para treinamento uma perda de tempo para os participantes, isso poderá desmotiva-los e colocar o seu treinamento todo em cheque.

O vídeo explicativo como motivacional

Um fator relevante para a motivação das pessoas por meio de vídeo, é a realidade que este vídeo imprime, ou seja, a similaridade que o conteúdo tem com o que é vivido pelo participante. Quando mais customizado é este conteúdo e mais próximo da realidade que está sendo apresentada, maior a probabilidade de os participantes se motivarem com o que está sendo dito.

Os vídeos explicativos podem apresentar uma situação, contornar objeções, apresentar soluções e estimular o aprendizado, portanto podem ser usados em educação presencial ou e-Learning, economizando tempo de explicação e otimizando o treinamento. Desta forma utilizar ferramentas e soluções multimídias de qualidade e com uma didática clara, pode ser fundamental para a sua estratégia de motivação.