Infográficos, uma ferramenta fantástica para vender uma ideia

infográficos

Os infográficos surgem em uma época em que a produção de conteúdo ganha tanto destaque devido as mídias sociais e mecanismos de busca, como uma das opções de formato mais atrativas e de maior resultado de engajamento do mercado, já que atraem tráfego e fortalecem estratégias de SEO, além de gerar autoridade para a marca.

E apesar de ter grande destaque no marketing, ele também é muito útil em diversas outras áreas, incluindo endomarketing. Neste caso, os interesses por trás da utilização de infográficos diferem da abordagem tradicional. Contudo, não deixa de ser uma excelente ferramenta e igualmente eficaz para a comunicação interna.

Afinal de contas, transmitir ou vender uma ideia podem ajudar imensamente qualquer projeto, de público interno ou externo.

A seguir vamos te ajudar a entender tudo aquilo que você tem a ganhar ao adotar infográficos em sua empresa.

O que são infográficos?

Os infográficos são representações de informações que unem o texto e recursos gráficos. É uma excelente forma de reunir informações de uma maneira que facilite a compreensão dos dados apresentados.

Servem, principalmente, para apresentar estatísticas e enaltecer as vantagens do assunto tratado de forma mais lúdica e criativa.

Apesar de ser massivamente usado na última década, é um formato antigo, utilizado por jornais e revistas há mais de 50 anos.

Transmitem conteúdo com mais facilidade

Os infográficos são capazes de transmitir informações de uma forma visualmente agradável, além e instigar a curiosidade.

Quem produz infográficos geralmente tem que organizar a informação de forma inteligente e concisa. E nisso engana-se quem acha que por ser simples os infográficos são fáceis de se desenvolver.

Aliás, tudo que é simples, rápido e fácil geralmente é muito mais difícil de se executar, pois exige a dedicação de seu criador na tentativa de tornar grandes quantidades de informação visualmente simplificadas, de fácil compreensão e criativas.

Como existe um planejamento para sua criação, é necessário primeiro saber o que se deseja comunicar.

E nesse processo de criação do infográfico, apenas o que importa deve ser apresentado em forma de esquema, mesmo em casos de assuntos mais complexos.

Em endomarketing essa ferramenta também pode gerar resultados impressionastes, visto que os funcionários poderão acessar conteúdos complexos e compreendê-lo rapidamente, sem que precisem parar muito tempo a execução de suas atividades cotidianas.

infográficos

 

Retenção de conteúdo

O cérebro humano tem mais facilidade em compreender esquemas visuais do que por áudio e textos, visto que o sentido visual é o mais dominante para a maioria de nós.

Ao optar por infográficos em suas ações de endomarketing, você estará fornecendo aos seus funcionários uma representação visual da sua ideia. Com isso, além de ser transmitida rapidamente, também é captada em velocidade similar pelo público-alvo.

E como você chamou a atenção das pessoas por essa ferramenta, o interesse e retenção dessas pessoas automaticamente também aumentam.

Afinal de contas, aquilo que nos desperta interesse ou curiosidade tem muito mais facilidade de ter significado e ser absorvido.

E mesmo após muito tempo o conteúdo ter sido transmitido, provavelmente seus colaboradores ainda se lembrarão do conteúdo devido a forma criativa do qual lhes foi apresentado.

Menos tempo gasto no processo de convencimento

Toda ação de marketing ou endomarketing está necessariamente ligada ao convencimento de alguém, seja para comprar algo, estimular a utilização ou implantar um novo procedimento.

Quando buscamos convencer as pessoas, é natural lutar contra o processo do comodismo; por isso a importância de utilizar maneiras sempre mais criativas de transmitir as informações; e quando se desenvolve infográficos você estará fazendo exatamente isto.

Adultos têm a necessidade de analisar criticamente algo e racionalizar a situação, pois caso contrário a transmissão do conhecimento sempre estará comprometida. E ao fazer isto de forma mais simples, como com o auxílio de infográficos, você poderá passar menos tempo tentando convencer seus colaboradores.

Um grande aliado

Como você viu, o infográfico pode ser um grande aliado. Desta forma, uma boa estratégia é considerá-los quando estiver pensando em ações de endomarketing, porque os benefícios geralmente não deixam dúvidas sobre a importância na implementação de novas ideias, processos e procedimentos.

O limite para os infográficos é apenas para as informações que você deseja veicular, se for possível reduzi-las em partes claras e simples, tudo pode ser diagramado de uma forma que gera ótimos resultados.

E se você tem interesse em infográficos, mas não sabe desenvolvê-lo, conheça os parceiros que podem te auxiliar no uso dessa ferramenta.