Vídeos explicativos: uma ferramenta muito valiosa na implantação de projetos em sua empresa

O uso de vídeos explicativos podem ser uma ferramenta muito valiosa para as suas estratégias corporativas, inclusive na divulgação e implementação de novos projetos internos.

Segundo pesquisa realizada pela Cisco, os vídeos representaram mais de 80% do tráfego de dados na rede mundial de computadores em 2018, e 55% das pessoas assistem pelo menos um vídeo por dia.

Essas estatísticas apenas apontam que os vídeos já se tornaram intrínsecos à vida das pessoas dentro e fora do trabalho e, ao explorar isso, você pode obter vantagens em suas estratégias corporativas que envolvam o fator humano, incluindo a implantação de novos projetos.

Vídeos explicativos sobre projetos

As vantagens de se utilizar vídeos explicativos é que a imaginação é o limite, e podem ser utilizadas em quaisquer áreas da empresa, porém possuem uma importância especial quando se trata de implantação de novos projetos.

Muitas pessoas associam o processo de divulgação e disseminação de informações de um determinado novo projeto a uma atividade de responsabilidade da área de treinamento ou da própria área de projetos, e isso pode ser considerado verdadeiro e falso a o mesmo tempo, visto que para que um novo processo ou procedimento seja utilizado, as pessoas tenham que ser treinadas para executá-lo.

O que ocorre é que muitas vezes isso também pode ser interpretado como um processo de divulgação, geralmente de responsabilidade da área de comunicação interna.

De modo prático, pouco importa se a divulgação e treinamento serão de responsabilidade da área de projetos, comunicação interna ou treinamento, o importante é perceber que essas duas etapas são essenciais para a correta implantação desse determinado procedimento ou sistema.

Divulgação do novo projeto

A primeira etapa para implantação do projeto é a divulgação. Nesta etapa, a área cliente ou a área de projetos precisa planejar a divulgação, o que pode incluir a área de comunicação interna.

Geralmente diversas ações são mapeadas para correta divulgação do produto ou procedimento, como comunicados, banners, totens etc. E todas essas fermentas são muito importantes na divulgação. O que ocorre é que muitas vezes se esquece que os vídeos explicativos pode ser algo muito relevante nesta etapa de divulgação.

O vídeo poderá se aprofundar muito mais, já que nele é possível falar do motivo de implantação do projeto, o que ele consiste, as vantagens de se utilizá-lo, entre outros aspectos que possam parecer atrativos para o público-alvo.

vídeos-explicativos

Treinamento e Capacitação

Após a etapa de divulgação, geralmente o treinamento deve entrar com o objetivo de capacitar as pessoas no uso dessa determinada ferramenta ou produto. Este treinamento pode ser presencial ou a distância.

Geralmente nos dias de hoje os treinamentos online acabam sendo escolhidos quando a finalidade é a implantação de um projeto ou produto, justamente porque com eles é possível trabalhar de uma forma mais efetiva visto que geralmente tratam-se de atualizações de algo que já existe, ou atua de uma forma mais concisa porque o conteúdo nem sempre é denso.

Vídeos explicativos nesses casos acabam sendo a forma mais eficaz, pois trabalha-se com os recursos áudio visuais, indo direto ao ponto e sendo atrativa para a maior parte dos participantes.

As características que os transformaram em tendência

Os vídeos explicativos são mais prazerosos na implantação de projetos pois as pessoas geralmente preferem consumir esse tipo de formato e mostram mais abertura a mudar seus hábitos quando se trata deste formato.

Além disso, seu valor educacional e pedagógico é altíssimo, já que vídeos explicativos aumentam a taxa de retenção do conteúdo que está sendo transmitido, se comparado com outras metodologias.

No lado estratégico, a produção desse tipo de material é bem mais ágil e por isso, não é necessário esperar tanto tempo para que a ferramenta possa ser empregada no seu objetivo inicial. E tudo isso contribui para um maior custo-benefício com relação a outros tipos de formatos.

O valor deles para a implantação de projetos

Alguns dos principais pontos que transformam os vídeos explicativos em algo tão valioso para as empresas na implantação de projetos são:

  • Tornam mais claros os objetivos os parâmetros e o escopo dos projetos.
  • Maior atenção de seus colaboradores com esse tipo de conteúdo, facilitando a compreensão.
  • Destaca aquilo que você considera importante e quais as razões por trás da implementação dos projetos.

É importante contar com um formato de treinamento que possa transmitir exatamente o que você precisa que as pessoas compreendam, evitando problemas oriundos de outros canais de comunicação, como o treinamento presencial, que depende exclusivamente do fator humano e do perfil dos diferentes instrutores.

Além disso, ao utilizar um formato com tanta aceitabilidade, fica mais fácil fazer com que eles prestem atenção a todo tipo de conteúdo, inclusive com informações que poderiam ser consideradas mais densas em outros formatos.

Vídeos explicativos também são uma excelente forma de dar vida aos seus projetos, já que os podem construir um ambiente fértil para aguçar a imaginação de quem assiste, fazendo com que seja mais fácil para os participantes como as coisas serão após a sua implantação.

Sendo assim, o funcionamento de cada fase do projeto poderá ser facilmente visualizado, assim como mais fácil entender os benefícios e importância do projeto em si.

Como é possível perceber, utilizar vídeos explicativos como uma solução ágil e engajante é uma boa maneira de garantir que seus projetos serão implantados de maneira adequada e com o envolvimento pleno de seus colaboradores, basta você reconhecer seu valor e incluí-lo em seu projeto.