Saiba quais os cursos essenciais para o seu desenvolvimento profissional

desenvolvimento-profissional

Apostar no desenvolvimento profissional é um fundamental nos dias de hoje em que a competitividade se torna cada vez mais intensa. E muitas pessoas ainda acreditam que o seu desenvolvimento profissional é um dever apenas das empresas, já que serão elas a se beneficiar de um colaborador mais bem preparado e capacitado, no entanto se desenvolver como profissional é de responsabilidade do próprio funcionário.

As empresas devem sim oferecer ferramentas de desenvolvimento profissional, pois isso demonstra comprometimento com a causa da empresa e ainda cria um ambiente que promove o aprendizado prepara seus funcionários para ocupar outras posições na empresa, porém o autodesenvolvimento deve ser de interesse individual.

E para auxiliá-lo a mapear as principais competências exigidas pelo mercado, reunimos alguns cursos essenciais para você que deseja desenvolver de forma mais completa suas habilidades e comportamentos, tornando-se um profissional mais qualificado e preparado.

Amplie seu Potencial criativo

Normalmente associamos criatividade a atividades relacionadas com as artes ou produção de conteúdo, como: dramaturgia, cinema, literatura, publicidade etc. Contudo, em qualquer ramo, a criatividade é uma competência fundamental para o desenvolvimento profissional.

Ser criativo não está ligado a produzir coisas novas em profissões essencialmente criativas, mas em qualquer área, diariamente seu potencial criativo será testado, seja para achar soluções e resolver problemas ou para trabalhar novas ideias que produzam resultados.

Aprender a trabalhar seu potencial criativo e pensar fora da caixa é uma habilidade valiosa, portanto, não é interessante ficar para trás porque você acha que cursos que trabalham a criatividade são menos importantes para exercer a sua profissão.

Administração do tempo e prioridades

Um conto interessante é o do funcionário que chega antes de todo mundo, sai depois de todo mundo, sente que é melhor funcionário e mesmo assim é “injustamente” demitido porque seus líderes porque eles lhe passam muito trabalho e não é possível dar conta de tudo.

Este pode ser um clássico caso de má administração do tempo. Em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, é necessário administrar seu tempo e saber trabalhar o que é prioridade entre suas atribuições, além de administrar suas atividades de forma eficaz e com maiores resultados.

Saber cumprir prazos, ser produtivo e entender os graus de importância do trabalho a ser realizado são habilidades indispensáveis para qualquer atividade. Investir em treinamentos ligados a administração do tempo podem ser fundamentais para você e para seu desenvolvimento profissional.

Desenvolvimento profissional de seus pontos fortes

Nós temos uma tendência natural de focar naquilo em que somos ruins na hora de pensar em quais cursos vamos escolher para aprimorar nossas competências. Porém é importante lembrar que não foram seus pontos fracos que te fizeram se destacar no que você faz, mas sim seus pontos fortes.

Portanto, assim como é importante resolver deficiências, desenvolver nossas características mais marcantes são fundamentais para a carreira e desenvolvimento profissional, então buscar cursos que te ajudam ser cada vez mais a ser melhor naquilo que você já é bom, é essencial para você e sua carreira.

Atendimento interno e externo

A interação social é cada vez mais importante em todos os segmentos do mercado de trabalho. E um bom atendimento pode fazer a diferença tanto na satisfação do cliente quanto na entrega de resultados positivos.

Ao atender bem, aumentamos as probabilidades das pessoas de se identificarem com aquilo que temos a oferecer, pois quebramos barreiras que existem na interação entre pessoas.

E mesmo que seu trabalho não dependa fundamentalmente de atendimento direto ao público, você terá que se relacionar de diversas maneiras dentro de seu trabalho e essa competência provavelmente será de grande valia para o seu desenvolvimento profissional.

desenvolvimento-profissional

Trabalho em equipe e administração de conflitos

Trabalhar em equipe é fundamental para qualquer pessoa que busca sucesso em sua carreira, além disso, administrar conflitos é uma excelente forma de demonstrar que você agrega ao ambiente de trabalho e busca a geração de resultados.

A figura modelo que é passada por boa parte do mundo corporativo é a do lobo solitário, que é premiado pelo trabalho que realiza por individualmente, porém devemos lembrar que o sucesso das empresas depende cada vez mais dos resultados gerados pelo trabalho coletivo por meio de equipes coesas e unidas.

Os cursos de trabalho em equipe e administração de conflitos vão te ajudar no desenvolvimento profissional de habilidades indispensáveis para alavancar sua carreira e trazer para o seu dia a dia o espírito de grupo necessário para poder gerar os melhores resultados.

Inteligência emocional e influência

Ter inteligência emocional é apresentar:

  • controle do temperamento;
  • resiliência;
  • persistência inteligente;
  • respeito e coleguismo;
  • amabilidade;
  • empatia.

E um profissional que reúna inteligência emocional tem um poder de influência muito maior nas pessoas com quem convive. Essa capacidade de engajar e envolver pessoas ajuda a aumentar a eficiência e produtividade dentro de um contexto corporativo que demanda resultados constantes.

E como ninguém gosta de trabalhar com pessoas emocionalmente voláteis, esse curso se torna essencial para seu desenvolvimento profissional, você conseguirá exercer uma maior influência em como as pessoas ao seu redor estarão colaborando em prol das metas e objetivos estabelecidos.

Por isso, cursos que trabalhem esses comportamentos vão te ajudar a aliar o melhor da capacidade analítica, tirando o que há de melhor em qualquer situação.

Redação ou escrita corporativa

Aprender a escrever bem é uma competência fundamental para transmitir informações claras e precisas, isso gera uma maior objetividade e evita desperdício de tempo em algo que poderia ter sido resolvido com um texto claro, conciso e objetivo.

A escrita corporativa é cada vez mais valorizada no ambiente profissional, e está se tornado cada vez mais um fator relevante para as empresas no momento da contratação. Um e-mail, relatório, pedido, comunicado que esteja bem escrito demonstra profissionalismo e um profissional capacitado domina o assunto.

E como muitas vezes as interações entre colaboradores de uma empresa ocorrem por meio da escrita, cursos de redação ou escrita corporativa podem te auxiliar na ascensão da sua carreira e no seu desenvolvimento profissional.

Portanto, as empresas devem sim investir no desenvolvimento profissional de seus colaboradores, no entanto, é importante que você, como profissional, busque soluções que podem ajudar a alavancar a sua carreira e contribuam para seu desenvolvimento profissional.