Tudo sobre padrão SCORM e porque ele é tão importante em EAD?

padrão-SCORM

É comum nos depararmos com o termo padrão SCORM quando falamos em ferramentas de EAD como plataformas de ensino, e-Learning ou LMS. Apesar de ser uma ferramenta muito importante na educação profissional, muitas pessoas não sabem ao certo o que ele é e porque existe.

EAD
Designed by freepik

O que é o padrão SCORM?

Antes de entender o que é padrão SCORM é importante compreender que um curso em Educação a Distância necessariamente possui dois grandes protagonistas:

  1. O curso, que é disponibilizado com todos os seus recursos como: textos, imagens, vídeo, áudio e interações.
  2. A plataforma de aprendizado, onde é possível que o aluno seja logado e os gestores do curso acompanhem o treinamento, cadastro de alunos, avaliações, etc. Estas plataformas aparentam ao usuário como um portal ou site, e geralmente são chamadas de LMS (sigla de Learning Management System),

Esses dois protagonistas são independentes, ou seja, um curso EAD pode ser desenvolvido por um fornecedor e a plataforma de aprendizado LMS pode ser oferecido por outro. Porém, para que o curso funcione adequadamente, é necessário que seja possível inserir o curso dentro do LMS. Mas isso pode gerar um questionamento: Como posso garantir que o LMS vá ler corretamente o curso? Então, é exatamente por isso que foi gerado o padrão SCORM.

O padrão SCORM tem o objetivo de padronizar a comunicação entre conteúdo e sistema. Desta forma tanto o curso quanto o LMS devem obedecer um padrão de linguagem de programação, protocolos e formato.

Além do SCORM há outros padrões de linguagem como AICC e TIN CAN, mas o  padrão SCORM é mais amplamente explorado e se tornou o padrão mais utilizado no meio corporativo, apesar de possuir diferentes versões.

Há também plataformas de aprendizado que possibilitam que os cursos sejam criados dentro delas (o que chamamos de plataformas de autoria), que tem a intenção de unir o conteúdo à plataforma. Essas plataformas são chamadas de LCMS (Learning Content Management System), porém apesar disto, é sempre desejável que até mesmo essas ferramentas possuam o padrão SCORM, já que se porventura seja necessário substituir somente a plataforma, os cursos conseguirão ser migrados sem grandes desafios técnicos. É este padrão que garantirá que um determinado curso em SCORM possa rodar em praticamente todas as plataformas LMS e LCMS que possuam compatibilidade com padrão SCORM.

 

Vantagens do padrão SCORM

  • Migração: permite utilizar cursos SCORMS em diversas plataformas de LMS ou LCMS, não deixando o cliente refém de um único fornecedor. É comum que empresas trabalhem com mais de um fornecedor, com o padrão SCORM é possível padronizar esses treinamentos e fazer com que eles funcionem igualmente dentro da plataforma LMS, independentemente da sua origem.
  • Integração de conteúdo de fontes diversas: permite aproveitar conteúdos e objetos de aprendizagem de diferentes fontes, podendo desenhar trilhas formada por diversos cursos EAD.
  • Possibilidade de trabalhar com vários fornecedores: favorece poder trabalhar com diversos fornecedores de cursos que geram pacotes no padrão SCORM em uma mesma linguagem, garantindo assim a possibilidade de gerar muitos conteúdos para uma mesma plataforma de LMS ou LCMS
  • Empacotamento: simplicidade de gestão e transmissão dos cursos, pois o SCORM é gerado no formato .ZIP que pode ser facilmente transmitido ou migrado de plataforma para plataforma.

Por que o padrão SCORM é importante para o EAD?

A versatilidade dos treinamentos possibilita a produção do conteúdo em diversos formatos, como v-Learnings ou e-Vídeos, jogos educativos, treinamentos em árvore de decisão, etc.

O padrão SCORM se tornou praticamente o padrão universal dentro da indústria para a criação de plataforma e-Learning e como ferramenta de distribuição de conteúdo EAD, e por isso, o padrão SCORM é tão importante e vital para o EAD.

E na construção de seus cursos e-Learnings, v-Learnings e e-Vídeos, é imporante contar com quem tem experiência no desenvolvimento de cursos EAD com o padrão SCORM e pode oferecer o melhor serviço para a sua empresa.