A importância de uniformizar a formatação do conteúdo de treinamento.

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Você já parou para pensar que uma boa formatação do conteúdo de treinamento pode trazer resultados fantásticos para a sua ação de T&D? Antes de falarmos sobre o assunto temos que entender o contexto de uma boa comunicação e os impactos que ela pode causar tanto para as suas iniciativas de treinamento quanto para a empresa como um todo.

Importância de uma boa comunicação para as empresas e a formatação do conteúdo de treinamento

Segundo a Wikipédia, “A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferenciada”.

Nos dias de hoje, com o advento da internet, a transmissão de informações a longa distância é feita quase em tempo real. Isso faz com que qualquer informação divulgada do outro lado do mundo possa ser acessada próxima de nós quase que instantaneamente.

Com isso, a exposição de quem faz qualquer publicação na internet está cada vez mais sensível às críticas e aos impactos negativos que essas mesmas ações podem causar em sua reputação.

E neste cenário, frequentemente é possível ver pessoas que, em questão de segundos, destroem sua reputação por meio de algum post em redes sociais ou por meio de declarações oficiais causam danos em grandes proporções.

Visto isso, cada vez mais as empresas se resguardam em sua comunicação, certas de que sua imagem e identidade corporativa podem estar diretamente ligadas a riscos que coloquem sua reputação e até mesmo seus resultados a curto, médio e longo prazo sob ameaças negativas.

Apesar dessa crescente preocupação com sua imagem perante o mercado estar sempre em pauta, é possível também observar que as empresas estão cada vez mais atentas também a sua imagem internamente, estendendo-se à visão que ela quer passar para seus próprios funcionários.

Essa preocupação é absolutamente fundamentada, visto que uma equipe interna que recebe uma comunicação eficaz e coerente, geralmente se mostra mais engajada às ações da empresa, mais motivada e até mesmo mais conectada com o negócio, diminuindo eventuais insatisfações, conflitos e, em último caso, até diminuição de turnover.

E neste cenário, com as ações de comunicação interna e endomarketing cada vez mais em pauta, as demais áreas da empresa também se atentam a esta tendência e se preocupam com a forma com que se comunicam, incluindo a área de treinamento.

Por isso a preocupação com adequar a formatação do conteúdo de treinamento para uma identidade visual que esteja de acordo com a empresa.

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Relevância da identidade visual para a formatação de conteúdo de treinamento

Imagine o quanto uma identidade visual integrada e uma boa formatação do conteúdo de treinamento pode gerar de resultados positivos. É só pensar como a credibilidade do programa e do conteúdo vai estar em alta caso tudo esteja devidamente integrado, com um ótimo visual e alinhado às ideias e à estratégia.

Uma boa formatação do conteúdo de treinamento reafirma a importância de uma boa divulgação interna, gerando credibilidade para a sua ação de treinamento e para toda a companhia.

Por incrível que pareça, uma identidade visual bem alinhada, além de passar seriedade ao programa, dependendo do caso pode até fortalecer o sentimento de pertencimento dos funcionários.

E a formatação de material de treinamento é uma forma simples e segura de construir essa identidade de dentro para fora, pois permite que você transmita valores, construa um programa de treinamento com visual e design de modo a diferenciar as iniciativas e uniformizar o aprendizado.

Ao padronizar a formatação do conteúdo de treinamento ou qualquer outro conteúdo relativo à empresa, é possível garantir que essa mensagem tenha mais credibilidade e, assim, promova maior absorção.

Na cabeça de um adulto, se a mensagem não possui credibilidade, porque deveria ser fixada?

Portanto, uma identidade visual criada de acordo com o conteúdo e com a mensagem que quer se passar se torna fundamental para um projeto de sucesso.

E como fazer com que a comunicação de treinamento seja efetiva?

Diferenciar os programas de treinamento com identidades visuais diferentes é fundamental para que cada um deles seja identificado claramente. Isso evita confusões e permite que a mensagem de cada um seja clara.

As pessoas tendem a associar sensações, concatenar ideias e fixar conhecimentos por meio dos seus 5 sentidos. A visão, como principal delas, é fundamental para que essa associação seja efetiva e formatação do conteúdo de treinamento seja feita corretamente.

A comunicação visual deve sempre seguir o propósito do treinamento. Se temos que treinar e motivar uma equipe de vendas por exemplo, o uso de cores quentes e vivas irão ao encontro do propósito.

Se é um treinamento de Ética e Compliance por exemplo, a identidade visual deve usar as cores oficiais da empresa ou cores mais neutras ou frias, justamente para causar seriedade e passar a ideia de institucionalidade.

Ao recorrer a formatação do conteúdo de treinamento de uma forma adequada, você garante que suas ações de treinamento estejam alinhadas acordo com as necessidades atuais e futuras do seu negócio.

Também terá a certeza de que estará de acordo com as exigências do ambiente corporativo em que está inserido, além de contribuir para uma percepção mais uniforme dos seus colaboradores para com a ação de treinamento, permitindo que a área de educação corporativa esteja sempre alinhada a estratégia da empresa e aos valores indiretos que fortalecem a marca.

Mas não se esqueça do que importa!

Apesar de a comunicação ser essencial, é também fundamental trabalhar o desenvolvimento do conteúdo. Um conteúdo bem trabalhado é o que vai coroar a comunicação pensada estrategicamente para ser um sucesso, e a formatação do conteúdo de treinamento só irá validar todo o excelente trabalho que foi desenvolvido na criação do conteúdo pela área de treinamento.

E quando for desenvolver a sua identidade de treinamento, não se esqueça de consultar alguém que pode auxiliá-lo neste trabalho, levando-o ao próximo nível. Conte conosco.