A importância do storytelling como estratégia na confecção de vídeos de treinamento

storytelling

Você sabe a importância de utilizar storytelling nos seus vídeos de treinamento? O storytelling é a capacidade de contar histórias de uma maneira envolvente e criativa, por meio de situações reais ou hipotéticas, com um enredo bem estruturado e planejado. Esta técnica é uma grande aliada na educação corporativa, sobretudo em vídeos explicativos.

O storytelling é algo tão poderoso, que além de ser usado em Publicidade e Marketing, as empresas também estão utilizando para engajar seus colaboradores por meio de ações de treinamento.

Para programas de desenvolvimento pode ser utilizado para todos os públicos, inclusive já se tornou uma ferramenta essencial em utilização para cargos de liderança.

O que é storytelling?

Antes de falarmos mais sobre as formas em que ele vem sendo utilizado e seus benefícios, é preciso entender o que é o storytelling como ferramenta de desenvolvimento de pessoas.

Como falado na introdução, de forma simplificada, é a arte de contar histórias. Mas ela é uma grande aliada da área de treinamento, visto que por meio de uma narrativa que constrói o conteúdo de uma forma lúdica e atrativa, ela pode utilizar estudos de caso e situações das mais diversas como base. É por essa razão que utilizar o storytelling em vídeos de treinamentos pode trazer inúmeras vantagens para a educação corporativa, já que o treinamento será mais atrativo e ampliará a capacidade de absorção de um determinado conteúdo.

O poder da experiência sem vivê-la

Por que as fábulas são uma ferramenta importante para incutir lições morais e de comportamento nas crianças? Justamente por sua capacidade de gerar identificação por meio do vínculo emocional.

Assim como na literatura infantil, o storytelling em vídeos de treinamento podem tirar proveito do poder da experiência, mesmo que o aluno não tenha vivido aquilo.

E isso é uma vantagem por si só, imagine se tivéssemos que viver todas as situações da vida para estarmos preparadas para ela. Seria impossível viver ou desempenhar qualquer função se não existissem outras maneiras de absorver conhecimento por meio da arte de contar histórias.

Desperta curiosidade

O que torna um livro ou um filme bons ou memoráveis? É o fato da história presente neles aguçar nossa curiosidade. É por isso que as pessoas assistem televisão, vão ao cinema e leem um livro; para conhecer novos horizontes, novas situações, novos personagens.

E despertar essa curiosidade por meio de uma jornada previamente preparada é uma estratégia quase infalível. Usar o storytelling em vídeos de treinamento permite replicar o sentimento que as pessoas têm com a literatura, a dramaturgia ou cinema.

E é por meio de um roteiro bem preparado que o storytelling para treinamento desperta a curiosidade e ajuda a transportar o conhecimento.

storytelling

As características que o tornam importante

Apesar de apenas recentemente a técnica do storytelling ser difundida, ela existe desde a década de 80, quando os primeiros conceitos foram idealizados. Joe Lambert e Dana Atchley perceberam a capacidade de algumas pessoas em capturar as suas histórias e cativar outros de uma forma poderosa, em pouco tempo, e com recursos limitados. Porém, a ideia só ganhou força de verdade na década passada.

O storytelling é uma maneira simples e eficiente de incrementar a capacidade oral das pessoas e criar apresentações, vídeos de treinamento, palestras educacionais, aulas interativas e muitas outras coisas. Ele:

  • Faz parte da história da humanidade: foi a primeira forma de preservar conhecimento da humanidade, pois era importante para a construção de uma narrativa para que as informações fossem repassadas de maneira simples e de fácil entendimento futuro;
  • É uma novidade em educação corporativa: a educação profissional está sempre buscando novas formas trazer maior retenção de conteúdo e o uso do storytelling se tornou uma dessas inovações;
  • É fácil de aplicar: basta estar interado com a técnica para construir uma narrativa envolvente e que contenha os pontos necessários para atrair sempre mais pessoas;
  • Afeta o lado racional e emocional das pessoas: o storytelling utiliza a conexão emocional com a tentativa de criar uma história relevante para o aluno, ativando processos cognitivos que ajudam na aquisição de conhecimento;

Criando conexões: o uso do storytelling para treinamento

A criação de vídeos tem que ser bem pensada e trabalhada, não deve remeter a algo frio e impessoal, pois assim, as pessoas não vão aproveitar o máximo da experiência.

Mas e como eu posso usar essa técnica em meus vídeos de treinamentos?

O storytelling para treinamento com vídeo explicativo é uma forma de criar conexões entre o que está sendo ensinado e quem está aprendendo.

O aluno entra em contato com o lado racional e emocional de cada um de nós, e isso faz com que as emoções ativem processos internos que nos ajudem a aprender e compreender melhor algo.

E o fato de ativar as emoções, transforma a experiência pessoal de aprendizado do aluno, tornando os vídeos de treinamentos mais motivadores e envolventes.

Uma linguagem mais próxima

É fato que o storytelling utiliza uma linguagem mais próxima. Excesso de teoria não são maneiras cativantes de contar uma história, por isso, ao mesclar o conteúdo a uma linguagem leve e familiar, a experiência do aluno torna-se mais leve e agradável. Portanto, usar o storytelling para treinamento é uma forma efetiva de garantir mais um recurso para o aprendizado.

Como vimos aqui, o storytelling para treinamento se tornou tendência na educação profissional e vem se tornando cada vez mais difundido, então utilizar o storytelling como ferramentas vídeos de treinamento ou mesmo vídeos para as suas redes sociais, com certeza é uma opção estratégica e de resultados efetivos.