Será que ainda vale a pena utilizar cursos online na sua empresa?

cursos-online

Ao usar cursos online em sua empresa muitas vezes você pode se perguntar se realmente eles são efetivos, visto que são massivamente usados em empresas há muitos anos, e durante todo esse tempo sofreram tanto destaque, mesmo sem indicadores conclusivos que comprovem que ele é realmente efetivo e um agente de mudança que gere resultados.

Com o avanço constante da tecnologia, é possível observar que tudo ao nosso redor muda constantemente. Muitas dessas mudanças podem até parecer sutis em um primeiro momento, mas ao longo do tempo a tendência é que as transformações sejam cada vez mais recorrentes e intensas.

E neste cenário, as empresas cada dia mais se veem na necessidade de aprimorar as suas atividades para se manter como a melhor opção para o cliente final, e estando sempre ligadas às tendências de mercado.Neste ambiente, essas mesmas empresas se sentem forçadas a aprimorar também a formação de seus profissionais, com o objetivo de gerar melhores resultados e se destacar.

Enquanto isso a concorrência também está preocupada em inovar na forma que desenvolve seus funcionários, o que promove um ambiente propício para impulsionar as constantes mudanças na área de educação corporativa.

Além disso, há algo que nunca muda: o anseio dos funcionários de entrar em contato com formas diferentes de aprender algo, tornando cada vez mais obsoletas as tecnologias massivamente utilizadas.

E ao observar os cursos online, que foram tão amplamente explorados pelas empresas nas últimas décadas, será que teriam lugar nos dias de hoje e seriam tendência para os próximos anos?

Um breve contexto dos cursos online

Os cursos online surgiram na década de 90 no Brasil como uma ótima alternativa no treinamento e capacitação dos colaboradores. Eles surgiram por aqui em um momento propício, já que em plena crise era possível a redução de custos e uniformização das informações, além de permitir o uso de uma ferramenta inovadora e que estava em plena ascensão, a internet.

Com custos atrativos e com um efeito positivo em inovação, utilizar cursos online como uma tecnologia a favor da área de treinamento representou um marco significativo nas práticas de educação corporativa.

Contudo, aos poucos, certas dificuldades foram sendo percebidas, já que os e-Learnings até então eram utilizados de forma muito rudimentares, em formatos HTML e Flash, muito inferiores tecnologicamente se comparadas ao que é possível desenvolver nos dias de hoje.

O excesso de leitura e a pouca interação acabou se tronando um empecilho ao longo do tempo, já que muitas vezes, para o funcionário, realizar um curso online era algo associado a uma experiência desagradável.

E o maior fator que contribuiu para esta percepção foi a aplicação desses modelos rudimentares por muito tempo, já que esses tipos de e-Learning foram comuns durante um grande período e, em partes, utilizados até os dias de hoje.

Provando seu valor

Nos últimos anos os cursos online acabaram perdendo força e tiveram de provar seu valor como uma ferramenta efetiva para os treinamentos corporativos.

Desta forma, nesse desafio, ao tentar se inovar, surgiram novos formatos e um maior número de opções de modelos de EAD disponíveis no mercado, como Games, Cases em árvore de decisão, e-vídeos e v-Learnings.

Inteligência estratégica

É importante entender que esses desafios que ocorreram e ainda ocorrem na área de cursos online apenas fortaleceram a metodologia. Porém é bom lembrar que para se fazer um bom proveito de qualquer ferramenta, é necessária uma boa estratégia para utilizá-la. Um excelente recurso nas mãos em ocasiões erradas podem não trazer os resultados esperados.

E afinal, os cursos online valem a pena?

Mesmo com todos os desafios que a área de e-Learning passou e passa atualmente, essa capacidade de se adaptar as novas tecnologias e estar em constante mudança faz sim com que os cursos online gerem sempre resultados constantes e tenham um grande potencial para crescer cada vez mais.

Se a comunicação e o estabelecimento de novas relações interpessoais estão sendo cada vez mais utilizadas tendo a internet como meio, por que a educação corporativa não estaria inclusa nisso?

É apenas importante destacar que para que os cursos online continuem valendo a pena para as corporações e continuem gerando resultados, as suas vantagens e potenciais formas de uso devem sempre estar em pauta. A seguir falaremos um pouco mais sobre isto.

Use as vantagens dos cursos online ao seu favor

Variedade de opções

Muitas vezes é difícil escolher a metodologia de e-Learning que mais se adequa às suas necessidades, pois a cada dia que passa novas tecnologias são adicionadas às opções e mais alternativas são colocadas na mesa.

É claro que para escolher a melhor opção, é necessário entender o público que realizará o treinamento, se há alguma eventual limitação tecnológica, seja ela relacionada a largura de banda ou outro tipo de questão relacionada a infraestrutura, além do modelo que mais se adequa a cultura da empresa, e isso com certeza será essencial para colocar em prática uma boa estratégia de desenvolvimento de pessoas.

Independentemente do modelo de curso online escolhido, o principal fator é saber escolher os parceiros que irão desenvolver o e-Learning para a sua plataforma de treinamentos.

Deve-se verificar se ele possui um ótimo histórico criativo e portfolio e, caso este mesmo curso online for desenvolvido internamente, atentar-se a estratégia instrucional, linguagem e aderência ao público alvo; isso é fundamental para o sucesso de seu projeto de EAD.

Flexibilidade e prática de aprendizagem

Um outro grande benefício dos cursos online é a sua praticidade, que advém de sua flexibilidade. Para quem se lembra da época antes do e-Learning, em que tudo dependia de disponibilidade de tempo, local e horário, isso fica muito claro.

Com os cursos online isso acabou, já que por meio de smartphones com acesso constante à internet, o nível de conectividade permitiu que as salas de aula pudessem estar em qualquer lugar. E em um mundo cada vez mais dinâmico com cada vez menos tempo a ser gasto em coisas banais, essa flexibilidade de poder aprender a hora que quiser ou puder, é vital.

Também não podemos nos esquecer da praticidade em aprender em um lugar onde o aluno sente-se confortável para poder absorver de uma forma mais efetiva o conteúdo apresentado, já que o ambiente, o formato e a metodologia contribuem significativamente para a fixação do conhecimento; com os cursos online isso se torna muito mais fácil.

Padronização da informação

Uma vantagem crucial dos cursos online é a capacidade de padronizar a informação. Quem já tentou uniformizar um conhecimento utilizando diversos facilitadores, sabe o quanto isso é um desafio. Mesmo que um conteúdo seja único para todos, a informação é mutável por quem a transmite. A simples forma de se expressar de dois indivíduos, com palavras, vocabulário e postura diferentes são suficientes para poder transmitir uma informação de forma diferente ou com sentido que pode ser interpretado de forma distinta.

Ao utilizar o e-Learning é possível permitir que essa informação seja padronizada, tanto na linguagem quanto na forma. Dessa forma, você garante que todos vão receber as mesmas informações, seja com um curso, uma palestra ou uma sessão de vídeos para treinamento. Resumindo, trabalhar com EAD não é uma questão de valer a pena ou não. É uma questão de fazer o uso adequado da ferramenta, utilizando as vantagens e benefícios ao seu favor.

Estar aberto a novas tecnologias e se animar com as múltiplas possibilidades que os cursos online podem te trazer, é fundamental para manter-se alinhado às tendências, preparado para inovar, e oferecer ao seu público interno as ferramentas mais adequadas para a sua necessidade, podendo gerar assim resultados incríveis.

E se você quer inovar e trazer novos modelos de cursos online, o AnimaTraining fornece uma solução completa que pode te ajudar neste desafio. Nos procure e peça um orçamento.