v-Learning, c-Learning e e-Learning: novas tendências de EAD

e-learning

Você sabe o que significa v-Learning, c-Learning e e-Learning ? Elas fazem parte de modalidade de ensino EAD, que cresce mais a cada ano. Em 2013, o Brasil era o quarto país que mais acessava plataformas de e-Learning, e a tendência é um crescimento ainda maior entre 2019 e 2023.

Nos últimos anos, a Educação à Distância não modificou apenas a forma como as pessoas se relacionam com a sua formação acadêmica, mas também alterou a maneira como a educação corporativa é utilizada pelas empresas, trazendo maior engajamento e melhores resultados aos seus projetos. Além disso, os e-Learnings em evolução geram subdivisões, que são o caso do c-Learning e do v-Learning.

v-learning-e-learning-c-learning

O que é e-Learning?

Antes de falar sobre o c-Learning e v-Learning, devemos lembrar que o e-Learning é o método originário da Educação a Distância. Mesmo de mais de duas décadas depois da sua vinda ao Brasil, ele ainda é tido como a principal revolução educacional dos últimos tempos, já que modificou a forma como as pessoas, empresas e instituições convivem com a educação.

Em uma tradução literal do inglês, significa aprendizado (learning) eletrônico (redução da palavra electronic). Ou seja, trata-se de uma forma de estruturar um ambiente virtual de aprendizado.

A evolução digital veio para ficar, e isso inclui a forma como nos relacionamos com a aquisição de conhecimentos. Se nós já usamos a internet e as redes sociais para manter contato com velhos e novos amigos, por que não iríamos utilizar cada vez mais para aprender novas coisas? Essa é a essência do e-Learning!

Pensando no e-Learning para aprendizado corporativo essa tendência se fortalece ainda mais. Algumas das vantagens para o mercado empresarial são:

  • Conteúdo flexível;
  • Disponibilidade de acesso a qualquer momento;
  • Padronização da mensagem que é ensinada;
  • Investimento financeiro inferior aos métodos tradicionais de treinamento;
  • Foco no aluno e na sua liberdade de buscar conhecimento por meio da Eutagogia;
  • Gestão e acompanhamento individual do progresso de cada aluno;

E para compreender a importância do e-Learning na atualidade, é só analisar o cenário das universidades brasileiras. A maior parte delas já iniciou o uso de plataformas de ensino na década passada e a expectativa é que até 2023 existam mais alunos matriculados em ensino a distância ao invés das modalidades tradicionais. Já nas empresas a expectativa é aumentar em mais de 20 vezes a quantidade de temas que hoje são usados em treinamentos presenciais.

 O que é c-Learning?

O c-Learning é uma metodologia de ensino que mescla as características do ensino tradicional com o online, porém não como um Blended-Learning.

Algumas empresas aplicam a modalidade c-Learning quando possuem laboratórios de informática internos que permitem que os usuários participem de treinamentos virtuais de forma presencial, onde possam tirar dúvidas em tempo real com o tutor pessoalmente no laboratório.

As vantagens principais do c-Learning são tutorar em tempo real o aluno e dispensar a utilização de múltiplos facilitadores, possibilitando o treinamento online até mesmo para um público operacional com baixo conhecimento tecnológico, permitindo que atividades que possuam uma grande quantidade de turnos (como call-center e operacional fabril) possam ser constantemente treinados em janelas de espaço não concomitantes.

O que é v-Learning?

Se o e-Learning é a estrutura que permite a expansão do ensino à distância, o v-Learning, como uma de suas vertentes, é a educação a distância que utiliza o e-Learning baseado em vídeos.

Com o crescimento de plataformas de streaming como o Youtube e Vimeo, há uma grande tendência de uso desses recursos no ensino à distância.

Isso não significa que essas plataformas sejam plataformas de ensino propriamente ditas, mas sim que o uso de vídeo se torna cada vez mais difundido e aceito pelas pessoas, além de tecnologicamente mais viáveis para seu usado nos dias de hoje, na maior parte dos casos.

O uso exclusivo de vídeos pode ser eficaz em alguns casos, mas devemos lembrar que um e-Learning eficaz deve ser sempre acompanhado de interatividade, estudos de caso e demais recursos instrucionais que permitam inclusive a tutoria e o acompanhamento do aprendizado. E é este o desafio do v-Learning, fundir essas duas realidades.

Assim é possível unir a dinamicidade dos vídeos ao uso adequado dos demais recursos que um e-Learning mais completo pode oferecer. E para que você entenda o quanto o uso de vídeos em seu projeto e-Learning é importante, o portal britânico NiceMedia fez uma pesquisa a respeito da importância do v-Learning nas empresas. Confira o que eles nos mostraram:

Vantagens da utilização do v-Learning em empresas:

  • 87% dos jovens executivos dizem preferir trabalhar por uma empresa que incentive v-Learning do que um e-Learning tradicional;
  • 75% dos executivos seniores assistem vídeos relacionados ao trabalho em sites relacionados a sua área de trabalho;
  • 59% dos executivos seniores preferem informações em vídeo, caso elas estejam disponíveis em vídeo e texto;

E vale ressaltar que não há apenas um tipo de v-Learning, mas sim diversas modalidades e formatos:

 Tipos de v-Learnings:

  • Animações com elementos gráficos em movimento;
  • Animações situacionais com uso de storytelling e personagens;
  • Animações em whiteboard, ou seja, vídeos em quadro branco que simulam desenhos à mão livre;
  • Captação de sessões de treinamento presencial;
  • Captação de trechos de palestras em auditório;
  • Captação de trechos de webinar;
  • Captação de narração e apresentação de PowerPoint;
  • entre outras opções mescladas;

A escolha do formato de v-Learning a ser utilizado depende das necessidades de treinamento de cada empresa, mas as vantagens que as utilizações de vídeos podem trazer para o processo justificam a busca por soluções como esta.

Estilos de ensino para diferentes perfis de alunos

E como foi possível perceber, a decisão da metodologia mais adequada para a sua necessidade deve ser baseada nas necessidades de cada treinamento, empresa, ou público que você deseja engajar.

Como a tecnologia está passando por mudanças constantes a cada dia e mudando a forma como adquirimos conhecimento, é importante entendermos que a partir de agora as novas gerações estarão cada vez mais conectadas.

Desta forma, as empresas deverão sempre inovar e se tornarem cada vez mais competitivas neste cenário, buscando sempre novas formas de ensinar suas diferentes equipes, tanto no tradicional e-Learning quanto as modalidades de c-Learning e v-Learning.

Embarque nessas tendências

E nessa linha de raciocínio, a busca de parceiros ideais que possam utilizar vários recursos para o desenvolvimento de um treinamento adequado para suas necessidades e que estimulem formas diversificadas de aprendizado é cada vez mais fundamental.

Conheça o AnimaTraining e veja como podemos ajudá-lo a potencializar seus resultados.