7 critérios simples para escolher uma consultoria de treinamento

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Ao escolher uma consultoria de treinamento para o desenvolvimento de seus profissionais, todos os detalhes são importantes. A diferença entre o sucesso e o fracasso desse desenvolvimento pode estar justamente em escolher a consultoria mais adequada às suas necessidades e da sua equipe.

Existem diversas variáveis no processo de escolha de uma empresa de treinamento, e com tantas opções disponíveis no mercado, dar atenção a essa escolha se torna cada vez mais fundamental para a geração de resultados eficazes.

E lembre-se que jamais irão faltar motivos para investir na qualificação dos seus funcionários.

Pensando nisso, trouxemos para você 7 critérios simples para escolher uma consultoria de treinamento. Assim, você pode tomar uma decisão acertada, aumentando suas chances de escolher a melhor opção para a sua necessidade e atingindo excelentes resultados.

 

1) Compatibilidade com suas necessidades

O primeiro passo é identificar a compatibilidade entre as necessidades do seu time e a consultoria que você pretende contratar. Neste processo, é importante que exista proximidade entre a realidade da sua empresa e a capacidade dessa consultoria de imergir ao seu negócio.

Não adianta treinar seus funcionários exemplificando cenários que eles não enfrentam em seu dia a dia ou focar em habilidades que não foram previamente listadas pela área de treinamento.

Ensinar algo pelo qual sua equipe não está passando, ou não tem previsão de passar, vai diminuir a retenção do aprendizado e acabar desperdiçando a oportunidade de atraí-los nas demais capacitações oferecidas.

Com isso, você estaria gastando o tempo precioso de seus funcionários, que poderiam estar engajados em outros programas de desenvolvimento ou poderiam estar produzindo por meio de suas atividades cotidianas.

Esse processo de identificação entre a empresa de treinamento e seus funcionários é fundamental para promover o rapport. O adulto não gera identificação com histórias e situações que não lhe são familiares. Assim, você estará evitando que um approach inadequado se torne um empecilho no processo de desenvolvimento destes profissionais.

2) Conhecer as metodologias oferecidas pela consultoria de treinamento

É muito importante conhecer as metodologias instrucionais aplicadas pela consultoria de treinamento. Dessa maneira, você identificará se o estilo de trabalho dela será relevante às suas necessidades.

Suponhamos que o foco do treinamento seja lidar com os aspectos comportamentais dos funcionários e a consultoria envia um facilitador especialista nos aspectos técnicos.

É óbvio que por mais que os conhecimentos técnicos sejam valiosos para o público naquele momento, deve-se lembrar que a estratégia principal não foi colocada em prática. Desta forma, além de poder não estar alinhado às suas expectativas de desenvolvimento naquele momento, isso teria menos foco que o necessário no atingimento dos resultados esperados por quem definiu a estratégia.

Uma metodologia que pode te auxiliar a identificar boas características de consultorias de treinamento foi um método desenvolvido por William Glasser.
Segundo essa metodologia, durante o aprendizado, a retenção do conteúdo é dada da seguinte forma:

Metodologia

  • Leitura: retemos 10% do que aprendemos;
  • Audição: retemos 20% do que ouvidos;
  • Visão: retemos 30% do que vemos;
  • Vídeo: retemos 50% do que vemos e ouvimos;
  • Discutir: retemos 70% do que debatemos;
  • Prática: retemos 90% do que falamos ou fazemos;

Utilizando esta metodologia você poderá verificar se a consultoria oferece o máximo desses recursos, adequando-se a cada necessidade para cada um dos grupos que passarão por treinamento. E para obter os melhores resultados, tente entender com a consultoria de treinamento como ela lida com cada um desses recursos.

3) Flexibilidade para imprevistos

Imprevistos acontecem em diversas ocasiões, pois ninguém está imune a eles. Por isso, é importante escolher uma consultoria de treinamento que esteja preparada para quando eles ocorrerem, pois isso fará toda a diferença durante o processo.

Perceber se a consultoria tem ou não um plano B para lidar com situações inesperadas é um diferencial que traz impacto durante e depois do processo, por meio das avaliações de reação.

4) Nível de parceria

Outra coisa que você deve analisar em uma consultoria de treinamento é sua capacidade em estabelecer parcerias e não apenas desempenhar o seu papel.

Ao selecionar empresas de treinamento neste perfil, você encontrará profissionais dispostos a resolver problemas, trabalhar em prol de sua missão e valores, além de serem peças fundamentais para alcançar ou superar os resultados esperados.

5) Rapidez nos retornos

É fundamental encontrar uma consultoria ágil. Se a agilidade e rapidez estiverem presentes desde o desenvolvimento da proposta comercial até a hora da definição dos resultados, você saberá que encontrou ali um parceiro interessado no sucesso do seu projeto.

E esse interesse demonstra uma disponibilidade e dedicação imprescindíveis para extrair os resultados que você deseja.

6) Capacidade de apontar melhorias

Outro fator importante na seleção de uma empresa de treinamento é encontrar uma consultoria analítica, que seja capaz de apontar melhorias e soluções além do escopo do projeto e da sua área de atuação.

Uma consultoria que só executa o que é pedido não possui o diferencial necessário para que o trabalho desenvolvido gere excelentes resultados.

Uma empresa de treinamento com essa capacidade de análise está alinhada com as exigências do mercado, oferecendo os diferenciais que só trarão vantagens e benefícios para o seu projeto.

7) Capacidade de traçar diagnósticos

Ainda nessa questão da capacidade de análise de uma consultoria de treinamento, é importante encontrar uma empresa que enxergue que o seu papel não apenas nas atividades ligadas ao treinamento em si, mas ela também deve estar disposta a ajudá-lo a enxergar o que está acontecendo com aquela determinada equipe, fornecendo um insight que vai além.

Em um treinamento, há espaço para fazer uma série de diagnósticos e usar essas informações para orientar o cliente naquilo que ele talvez não tenha condições de enxergar de perto. Uma boa visão de fora sempre é fundamental.

Agora que você já tem esses critérios claros, não se esqueça de avaliar também a Nexxos , pois ela possui todos os critérios listados aqui. Conte conosco, com certeza o seu processo decisório será muito mais simples e irá gerar muito mais resultados.